Programa VaiVem passa a ofertar passagens de ônibus para desempregados; saiba como solicitar
O governador Elmano de Freitas lançou a segunda fase do programa VaiVem, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (2). O benefício estadual gera bilhetes gratuitos para uso em diferentes modais do transporte público, dentro da Região Metropolitana de Fortaleza, e contempla, nesta nova etapa, trabalhadores desempregados desde janeiro de 2023 que morem na RMF e estejam inscritos no Bolsa Família.
“Estamos prevendo beneficiar mais de 42 mil pessoas da Região Metropolitana de Fortaleza. A pessoa pode estar em Caucaia e pode procurar emprego em Fortaleza e vice-versa, além de outras cidades”, explicou Elmano de Freitas
Conforme informações do Governo, cada família beneficiada pelo Bolsa Família poderá cadastrar no máximo duas pessoas no Programa VaiVem.
A primeira fase do programa foi voltada para a juventude, atendendo 9 mil jovens na semana, nos feriados e final de semana.
Como solicitar o Cartão VaiVem?
Os interessados em realizar o cadastro na segunda fase do VaiVem precisam ir a uma unidade de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) para pedir o cartão.
No ato da inscrição, os atendentes irão pedir RG, CPF, documentos que comprovem que você recebe o Bolsa Família e a Carteira de Trabalho e Proteção Social (CTPS).
“Nós estamos trabalhando com a ideia de que em 10 dias, após o cadastro aprovado, a pessoa vai receber o cartão para começar a utilizar”, sinalizou Elmano de Freitas. .
Durante a solicitação, o IDT coleta dados biométricos. Em seguida, a instituição informa o prazo de emissão da carteira que é produzida e entregue pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).