Secretaria de Segurança anuncia troca no comando-geral da Polícia Militar do Ceará

 Secretaria de Segurança anuncia troca no comando-geral da Polícia Militar do Ceará

Governador Elmano comentou índices de segurança do Ceará durante entrevista na Assembleia Legislativa — Foto: Reprodução.

A Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) anunciou a troca do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará horas após a fala do governador Elmano de Freitas (PT) durante uma coletiva de imprensa na abertura dos trabalhos nova legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

O coronel Sinval Sampaio foi nomeado nesta segunda-feira (3) e vai substitui o coronel Klênio Savyo Nascimento, que estava no cargo desde janeiro de 2023.

Esta é a segunda substituição no comando da Polícia Militar realizada na gestão do governador Elmano de Freitas (PT). 

De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública, 3.272 mortes violentas no ano passado foram registradas, em comparação a 2023, com 2.970; um aumento de 10%, fechando 2024 com um aumento no número de homicídios, revertendo uma tendência de três anos consecutivos de queda ou estabilidade.

Perfil do novo comandante

Sinval Sampaio ingressou na Polícia Militar em 1994 e foi promovido ao posto de coronel em 2024. Ele é bacharel em Segurança Pública pela Academia General Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Coronel Sinval Sampaio é o novo comandante-geral da Polícia Militar do Ceará. Foto: Estácio Jr./Casa Civil.

Antes de assumir o comando-geral da PMCE, chefiou o 2º Comando Regional de Polícia Militar e, anteriormente, liderou o 1º Comando Regional de Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento na capital cearense.

O novo comandante também tem experiência no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), no Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e na área de inteligência da Polícia Militar. Além disso, atuou na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e integrou o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do CPChoque e a 1ª Companhia do 5º Batalhão (Aldeota).

Notícias relacionadas